sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Papercraftt - O que é isso?


Papercraft, Pepakura ou modelismo em papel é um hobby que consiste em criar modelos de todo tipo de coisas. Personagens, veículos, armas, construções, animais... Não existe limite para as possibilidades de criação com o papel.
Muitos podem confundir com o famoso Origami, mas as diferenças são muitas e muito grandes. Começando pelo fato do papercraft utilizar cola e tesoura enquanto que no origami utilizam-se apenas dobraduras e as peças são encaixadas, existe também o Kirigami onde se usa tesoura, mas mesmo assim ele é muito diferente do Papercraft. Alem das diferenças na hora de fazer, são grandes as diferenças pra quem vê a coisa pronta, muitas vezes é necessário um pouco de criatividade e imaginação pra entender que o Origami está representando tal objeto, já no caso do papercraft não, o modelo pronto geralmente se parece exatamente com aquilo que pretende representar.
As reações diante do Origami costumam ser "Que legal, um... um... Tucano? Acho incrivel você fazer isso de papel...", mas quando alguém vê um papercraft costuma ser algo como "Nossa, que legal esse tucano! Oque? É de papel??? Não acredito!!!". Com isso eu não quero dizer de forma alguma que o Papercraft é melhor que o Origami, eles são apenas diferentes. O Papercraft se parece mais com o objeto em questão porque usa mais materiais, é feito a partir de templates já prontos e com instruções detalhadas e conta com a ajuda de ter detalhes impressos, enquanto o Origami usa somente o papel e conta apenas com a cor do papel, sem o luxo dos detalhes impressos, olhando por esse lado, a criação de um origami exige muito mais criatividade.  Bom, eu mesmo posso dizer que sou relativamente bom nesse lance de montar papercraft mas nunca fui bom com origami, então vou falar do que eu entendo.
Como eu já disse antes, o papercraft usa muitos materiais, alem do papel, tesoura e da cola, existem muitas outras ferramentas que podem facilitar a vida de quem pretende montar seus modelos de papel, como pinças, estiletes de precisão, bases de corte, compasso pra corte circular, vincadores, lupas de aste fixa e ferramentas que ajudam a dar formas arredondadas para as peças de papel.  É importante lembrar que não existe o "Dom de montar papercraft", muita gente tenta, não consegue, se frustra e diz que é porque não tem o dom que eu tenho. Na verdade não existe dom nenhum, não é um talento ou habilidade natural, como quase tudo na vida é uma habilidade que a gente desenvolve com a pratica e com o estudo das técnicas. Claro que quem tem uma coordenação motora melhor ou quem tem uma visão melhor vai ter um pouco mais de facilidade, mas nada que um pouco de treino não ajude. Quem me conhece sabe que eu sou meio vesgo, não enxergo muito tem e tenho um sério problema com as minhas mãos que não param de tremer, mas mesmo assim eu monto meus robozinhos de papel.
No começo os modelos costumam não ficar bons mesmo por falta de pratica e conhecimento, não temos as ferramentas certas, dobramos tudo só com os dedos, vincamos com as unhas, não conhecemos as melhores gramaturas de papel e nem os melhores tipos de cola. Mas com o tempo vamos melhorando nossas habilidades e conhecimentos sobre o assunto e a qualidade dos modelos vai aumentando.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário