sexta-feira, 31 de março de 2017

ORIGAMIS PARA CRIANÇAS

A arte milenar japonesa de fazer dobraduras em papel encanta pessoas no mundo todo. Utilizando um pequeno número de dobraduras de formas variadas é possível fazer desde imagens simples a desenhos complexos. Os especialistas no assunto podem transformar um pedaço de papel em animais com incríveis detalhes, além de outras formas.

Para as crianças, trabalhar com origami é muito produtivo e divertido, pois a arte pode ajudar aos pequenos a ter concentração e coordenação motora. Como o origami possui diferentes níveis de dificuldades, é possível investir em desenhos e formas que são perfeitas para o público infantil.

Esse tipo de atividade é ideal para realizar em qualquer lugar, seja na escola como um método educativo ou em casa com os pais e amigos. Os pequenos costumam se envolver muito com as dobraduras de papel, principalmente se tiver exemplos prontos para que possam visualizar como ficará o resultado final. Para realizar esta atividade com as crianças, confira quatro desenhos simples e o passo a passo para fazer as dobraduras.

1. Cabeça de cachorro: Uma dobradura fácil e muito bonita é a confecção de uma cabeça de cachorro. Para isso, é necessário um pedaço de papel quadrado, que pode ser de tamanho pequeno, médio ou grande. Siga as dobraduras de acordo com a imagem e, para finalizar, faça os detalhes do rosto canino com uma canetinha preta. Não esqueça também providenciar papeis coloridos para a atividade.


Cabeça de Cachorro Origami

2. Rosas: As crianças podem confeccionar lindas flores com poucas dobraduras no papel. Para isso, é necessário uma folha verde para o caule e uma rosa para a parte superior. Faça de acordo com a imagem e utilize um palito pintado na cor verde para dar sustentação à gravura. Utilize fita adesivatransparente para unir as partes da flor com cuidado.


Flor Origami

3. Borboletas: Não é difícil fazer uma borboleta em origami, porém o desenho exige um pouco mais de dobraduras do que os outros. Por isso, é importante que os adultos aprendam primeiro para auxiliar as crianças na tarefa. Utilize papel de várias cores diferentes para confeccionar lindas borboletas. Faça detalhes nas asas para deixar o desenho ainda mais bonito.


Borboleta Origami

4. Hipopótamo: Outro animal que não é difícil de fazer em papel é um pequeno hipopótamo. Para isso, são necessários dois pedaços de papel diferente para o rosto e para o corpo do animal. Siga a imagem e faça os detalhes no rosto com canetinha. Além das dobraduras, é preciso também fazer alguns recortes no corpo do animal. Utilize tesoura sem ponta e ajude os pequenos nessa tarefa.


Hipopótamo Origami

Dicas:
Origami é uma arte muito ampla e com inúmeras possibilidades. Para que as dobraduras se transformem em lindas imagens, tenha cuidado na hora da escolha do papel. É possível fazer com qualquer tipo de papel, mas os mais grossos são difíceis de dobrar, enquanto os mais finos rasgam facilmente.
Tenha preferência por papel sulfite que é barato, dobra facilmente e possui algumas variedades de cores. É possível utilizar também papel próprio para origami, que já vem nos tamanhos adequados para as dobraduras. No entanto, é mais difícil de encontrar para vender e talvez seja preciso comprar na internet. Sites como o Asia Shop, que possui uma ampla variedade de papeis e cores, é uma ótima alternativa para quem quer fazer com um papel próprio para origami.

Quem quiser ver outras imagens para fazer origami com as crianças é possível visualizar o Livro Gratuito de Dobraduras e Origamis produzido pela autora Jessica Dalcol. O livro é totalmente ilustrativo e mostra várias opções de animais para fazer com papel. Todas as dobraduras são simples, explicativas e permitem a confecção de detalhes para criações únicas.



Link para o livro: http://goo.gl/cSMQC2
Fonte: dicaspaisefilhos.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário